Curiosidades

Você sabe qual é o maior animal do mundo?

Hipopótamo? Girafa? Urso? Não, apesar de serem bem grandes, eles não são os maiores animais do mundo. Na realidade o maior animal da Terra está dentro do mar. É a baleia-azul, que mede o tamanho de três ônibus juntos (35 metros de comprimento)! Com esse tamanho todo, ela só poderia comer muito, e come! São mais de oito mil quilos de comida por dia. Se ela come muito, o peso também é proporcional: a baleia-azul pesa o mesmo que 25 elefantes juntos, isto é, mais ou menos, 200 toneladas.

A baleia-azul também é famosa por ser muito barulhenta! Os ruídos que ela produz para se comunicar são ouvidos a até 160 quilômetros de distância. Durante muitos anos, a ela foi perseguida por caçadores e esteve perto da extinção. Hoje, esses animais são protegidos e a caça é proibida.

Mas se a gente sair do mar? Quem tem esse título? Bem, aí vai depender da espécie. Entre os carnívoros, nós temos: o crocodilo poroso. Ele vive no sudeste da Ásia e norte da Austrália. O animal se alimenta de anfíbios, répteis e até alguns mamíferos. Tem sete menos de comprimento e 1,5 tonelada. É bem assustador!

Outro carnívoro bem grande é o urso-polar. Ele parece bem meigo nas fotos, mas seu tamanho chega a dois metros e ele pesa até 600 quilos. Vive no Ártico e come focas e peixes. Já a maior ave carnívora é o condor. Vive nos Estados Unidos e Cordilheira dos Andes, e come restos de bichos mortos, eca! O condor tem três metros de uma asa a outra e pesa 12 quilos.

Postar um comentário

*
*