Curiosidades

Você sabe qual foi o primeiro livro publicado no Brasil?

Dentro do universo da literatura, quem gosta de ler está sempre em busca de novidades para se deleitar por horas a fio nas páginas de um bom livro. Mas já se deu conta de qual terá sido o primeiro livro impresso no Brasil? Na história do mundo sabemos que foi a Bíblia Sagrada o primeiro livro impresso. Mas e qual teria sido o livro brasileiro pioneiro?

Quem já estudou literatura brasileira vai se surpreender com a resposta, pois já se falou tanto deste livro e nunca soubemos que foi ele, a obra prima do Arcadismo: Marília de Dirceu. Sim, apesar de ter sido escrito em Portugal, a obra do poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga foi a primeira a ser publicada aqui nas terras tupiniquins.

O livro foi lançado no Rio de Janeiro, em 1812, nas oficinas da imprensa régia de D. João VI, e ainda passou pela censura prévia do imperador, que na época decidia quais livros deveriam ser publicados. A história tratava sobre o amor sincero. Suas características mais marcantes estão relacionadas ao bucolismo, otimismo, vida burguesa e a simplicidade.

Por outro lado, há quem diga que a primeira obra impressa não foi exatamente um livro, mas um relato de 60 páginas escrito por Luiz Antonio Rosado da Cunha e impresso por Antônio Isidoro da Fonseca, proprietário de uma tipografia. A obra tratava sobre a chegada do frei Antônio de Desterro Malheyro, de Lisboa, em 1747, que mais tarde se tornaria bispo no Rio de Janeiro.

Postar um comentário

*
*