Dicas

Volta às aulas: como voltar a rotina escolar

Na semana de volta às aulas a rotina da casa muda completamente. Os pais tentam colocar os filhos para dormir mais cedo. As crianças reclamam, pois querem brincar mais. E no dia seguinte, na hora de acordar, começa uma batalha contra o sono. Esse é apenas alguns dos problemas que todas as famílias, que tem crianças, passam. Para ajudar a reestrutura o dia a dia de pais e filhos, nós separamos algumas dicas.

1) O sono é um dos grandes problemas. Por isso, acorde as crianças mais cedo. Isso é importante, pois é uma forma de readaptá-los às atividades diárias. Elas precisam ter certeza de que suas férias acabaram.

2) Conversar bastante com a criança, procurando mostrar o quanto é bom voltar às aulas. O reencontro com os amiguinhos pode ser um ponto positivo para ser comentado.

3) Dependendo da idade do seu filho, estimule-o a participar de grupos de estudo e atividades extraclasses, como aulas de dança, esportes, artes plásticas e cênica. São nesses momentos que eles criam novas amizades, o que torna a ida a escola mais prazerosa.

4) Verificar se o material escolar está em ordem e ver se há algum tipo de tarefa para o retorno. Muitas escolas passam livros didáticos para serem lidos nas férias e que serão utilizados em atividades na sala de aula após o retorno.

5) Permitir que as crianças menores (até 8 anos) tirem uma soneca depois do período escolar. Porque as atividades propostas em sala de aula são realmente cansativas, e é mais do que natural que o relógio biológico deles ainda não esteja regularizado.

6) Informar à escola sobre possíveis mudanças que ocorreram nas férias na vida das crianças, como uma doença, separação, desemprego ou até a chegada de um irmãozinho. Isso poderá interferir no comportamento e no rendimento da criança na escola.

7) Seu filho não quer ir no primeiro dia de aula de maneira nenhuma? Seja firme, mas ao mesmo tempo carinhoso. Diga a ele que é muito natural sentir preguiça e que o encontro com os amiguinhos será tão bom, que o sono vai sair de cena.

Quais a dificuldades você enfrentam na volta às aula? Compartilhe com a gente!

 

Fonte: Revista Crescer

Postar um comentário

*
*