Curiosidades

Vulcão: atividade por baixo da terra

Uma coisa que me fascina são os vulcões. Tudo bem, eles podem ser perigosos, destruir cidades, causar verdadeiro desastre natural, mas o funcionamento dele é bem intrigante. Como pode uma montanha expelir lava, gases e fumaça de uma maneira tão intensa? Bem, as coisas não acontecem por acaso. O vulcão é uma montanha que foi empurrada para fora da terra. Mas porque isso ocorre? Muito simples, no interior do nosso planeta existem placas tectônicas. E é justamente o movimento destas placas que faz surgir essas montanhas. É também nesse movimento que acontece o aumento da quantidade de lava, que são rochas líquidas. Com a pressão muito intensa na crosta terrestre, a lava é expulsa, o que causa a explosão de um vulcão.

Mas para ser vulcão não precisa ficar soltando fogo o tempo todo. O vulcão pode estar desativado, como é o caso do Brasil. Isso mesmo! Existe vulcão no nosso país. E o mais curioso: temos o vulcão mais antigo do mundo, formado pelo sistema de caldeiras vulcânicas, localizado na Amazônia, entre os rios Tapajós e Jamanxin. Sabe quantos anos tem esse vulcão? 1,9 bilhão de anos! É muito tempo de existência. A descoberta desse vulcão foi feita por geólogos da Universidade de São Paulo (USP).  O maior vulcão do mundo está no Havaí. O Mauna Loa, como é chamado, tem 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão aconteceu em 1984. Os estudiosos do tema acreditam que existem 550 vulcões ativos, isto é, prestes a explodir, no mundo. Bate até um medinho, não é?!

E sempre que se fala em vulcão, tem uma história que me fascina. Se você está estudando sobre vulcões deve ter lido algo sobre a cidade de Pompéia, uma típica cidade romana que por volta do ano de 79 foi destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio. Pompeia foi redescoberta no século XVIII por um agricultor que durante o trabalho visualizou o muro da cidade. Após a descoberta começou-se a escavação feita por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos, teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados. Os arqueólogos acharam também objetos e afrescos que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano. Porém, o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas. Atualmente, as ruínas do sitio arqueológico de Pompeia são visitadas por milhares de turistas do mundo todo.

Postar um comentário

*
*