Dicas Posts Recentes

Quem produziu o primeiro mapa-múndi?

O mais antigo mapa-múndi conhecido é uma placa de argila de apenas sete centímetros, produzida pelos babilônios por volta de 2.300 a.C.. A representação da Terra nada mais era do que um rio, provavelmente o Eufrates, cercado por montanhas. Esse é o mapa mais antigo que já foi encontrado, mas não impede que outros possam ter sido feitos em alguma data anterior.

As primeiras representações mostravam paisagens conhecidas pelos habitantes locais, assim como trilhas e localizações das vilas mais próximas. Entre os egípcios, por volta da mesma época, também foram encontrados alguns desenhos pintados em tumbas. Uma outra placa de argila, descoberta no Iraque, mostra a Terra como um disco cercado de água, com a Babilônia em seu centro. Sua data é de cerca de 1.000 a.C.

Até então, o desenho de mapas pelos povos antigos tinha uma função principalmente prática: marcar fronteiras, indicar as terras férteis, a localização de água e as rotas de comércio. Foi entre os gregos que se iniciou a tentativa de descrever, em uma representação, a Terra como um todo. Por volta de 500 a.C., Hecateu de Mileto produziu o que é considerado o primeiro livro sobre geografia. Nele, há uma representação da Terra como um disco, com a Grécia em seu centro. Mas o maior legado à posteridade veio com o geógrafo Claudius Ptolomeu (90-168 d.C.), que produziu um tratado de geografia em oito volumes. No último, há uma nova representação do mundo e, pela primeira vez, regras para a preparação de mapas-múndi com a forma esférica, mais próximos dos atuais. Depois da Idade Média, os mapas foram sendo aperfeiçoados e, com as descobertas feitas pelas grandes navegações, passaram a ter outros continentes integrados à representação.

Fonte: Revista Galileu / Enciclopédia Britânica – Imagens: Reprodução

Postar um comentário

*
*