Dicas Posts Recentes

Curiosidades da língua portuguesa

A língua portuguesa é bastante rica. Tem um vocabulário extenso e como não poderia ser diferente, também tem inúmeras curiosidades. Pesquisamos algumas e listamos para vocês.

O site Recanto das Letras é uma boa fonte de pesquisa. Lá você descobre que a palavra que reúne a maior quantidade de vogais juntas é pIAUIEnse. É também possível ficar sabendo que a palavra ANILINA tanto pode ser lida da esquerda para a direita, como de direita para a esquerda. Você já havia pensando nisso? Não?! Nem a gente! Outra curiosidade é em relação a palavra QUALQUER. Ela é a única, em nossa língua, a formar o plural na parte interna: quAISquer.

No site Pura diversão você também encontra inúmeras curiosidades. Você sabia que só empregamos São antes de nomes que começam por consoante, como São Mateus, São João, São Tomé, entre outras. Se o nome começa por vogal ou h, empregamos Santo: Santo Antonio, Santo Henrique, etc

E que pode até parecer estranho, mas dizer “quando eu vir Maria, darei o recado a ela” está certo. Esse é o emprego correto do verbo ver no futuro do subjuntivo. Se eu vir, quando eu vir. Mas quando é o verbo vir que está sendo usado, a coisa muda: quando eu vier, se eu vier.

Postar um comentário

*
*