Dicas de Leitura

A natureza e os insetos como dicas de livros

Já que nesta semana estamos falando sobre insetos, nada melhor do que as nossas dicas de leitura tenham esses bichinhos como tema principal. O livro “A Borboleta” (Ed. Peirópolis), de Taisa Borges, traça um enredo da natureza, num tênue fio condutor que remete o leitor a refletir sobre a interligação das coisas.  Mas a criatividade da autora, que também é artista plástica, nos conduz ainda a pensar sobre algo bastante intrigante: quando um livro contém uma história e quando é a história que contém o livro?

O livro “A formiga Aurélia – e outros jeitos de ver o mundo” (Ed. Companhia das Letrinhas), de Regina Machado, é uma coletânea que contem sete contos, que vêm da tradição oral das culturas orientais. Os contos têm em comum o fato de conservarem saberes e experiências acumuladas pelas gerações: todos transmitem um aprendizado, um modo de lidar com determinada situação. Há, por exemplo, o conto “Zabeidas, trolas, pimoras, gripas”, em que quatro homens de quatro regiões diferentes enfrentam um mesmo problema para o qual imaginam uma mesma solução, mas correm o risco de não resolverem nada porque nenhum deles fala a língua do outro. A solução proposta pelo saber tradicional é um elogio ao convívio das diferenças, ao uso da inteligência em favor do bem comum, ao multiculturalismo.

Outro livro muito legal é “A Centopéia” (Ed. Prazer de Ler), de Cristiane Quintas. No livro, a autora conta a história da Centopéia,que fala de amor, de alegria, dos pezinhos da centopéia e do sapatinho da Jia. Um livro super divertido com rimas e um final surpreendente!

Postar um comentário

*
*