Curiosidades

O planeta Terra e seus Oceanos

Com certeza você já ficou pensativo olhando o mar e se questionando: o que tem após essa linha do horizonte? Tenha certeza de uma coisa: tem mais água. Muita água. Isso porque 70,7% dos 510 milhões de quilômetros quadrados do planeta Terra são de oceanos. Por ter um volume tão grande de água, os oceanos foram divididos. Os especialistas consideram a existência de cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Polar Ártico e Polar Antártico.

O Oceano Pacífico é o maior de todos. Ele tem uma extensão aproximada de 146,5 milhões de quilômetros quadrados! Ele também apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros, sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022 metros. Com volume de 714,8 milhões de metros cúbicos, o Pacífico banha países da Ásia, Oceania e da América, além de estar presente na Antártica e no Ártico.

Já o Oceano Atlântico, apesar de ser o segundo maior do mundo em extensão, é considerado o mais importante, devido a sua localização e ao grande fluxo comercial que navega por ele. E não poderia ser diferente, pois é o Oceano Atlântico que separa a Europa e a África da América.

O Oceano Ártico ou Oceano Glacial Ártico ocupa uma área de 21 milhões de quilômetros quadrados, corresponde ao conjunto de águas que se encontram congeladas situadas nas proximidades do círculo Polar Ártico no extremo norte do planeta. Fazem parte do Oceano Ártico territórios como Rússia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Islândia e península Escandinava. Apesar de configurar como um Oceano, não oferece condições como os outros de utilização para atividades como o transporte marítimo e a pesca, por causa das adversidades climáticas, pois as temperaturas são extremamente baixas.

O Oceano Índico possui extensão de aproximadamente 73,4 milhões de quilômetros quadrados. Essa grande massa de água salgada situa-se a leste da África, ao sul da Ásia, a oeste da Oceania e ao norte da Antártica. Este oceanos está localizado numa zona de convergência entre as placas tectônicas da Antártica, Africana, Indiana, Euroasiática e das Filipinas. Essa característica desencadeia fenômenos como tsunamis e atividades vulcânicas, afetando milhares de habitantes de países próximos.

Oceano Antártico ou Glacial Antártico, está localizado no extremo sul do planeta. Na verdade, o Oceano Antártico é considerado uma extensão dos Oceanos Pacífico, Atlântico e Índico por causa dos limites um tanto quanto inconsistentes entre eles. No Oceano Antártico encontramos a região mais fértil de todos os oceanos do planeta, uma infinidade de espécies, algumas completamente adaptadas a viver em locais extremamente frios.

A BBC criou um documentário bem interessante sobre os Oceanos. Vale a pena conhecer:

Com informações do http://www.brasilescola.com e http://www.infoescola.com

Postar um comentário

*
*