Dicas de Leitura

Animais na literatura

Os animais não fazem sucesso apenas ao vivo. Na literatura eles também são personagens principais. Reunimos algumas dicas que vão fazer o maior sucesso entre a criançada.

Girafa tem torcicolo? Esse é o título do livro de Guilherme Domenichelli, biólogo for formação e super curioso sobre o mundo dos animais desde criança. Quando cresceu, Guilherme juntou a sua paixão pelos animais às dúvidas das crianças que visitam o zoológico: Girafa tem torcicolo? Elefante bebe água pela tromba? Os leões têm ferrão com veneno na ponta da cauda? O tamanduá pode sugar nosso cérebro? O resultado desse montão de perguntas se transformou no livro Girafa tem torcicolo? – E outras perguntas divertidas do mundo animal. Vale a pena ler e aprender muito com todas essas curiosidades.

Já o livro Panda vai à escola? Mostra que os animais têm comportamentos sociais diferentes dos nossos. Cada um tem seu jeito especial de aprender e conviver em grupo. No livro Panda vai à escola?, o pediatra e psiquiatra infantil Fred Ehrlich discute por meio de perguntas e respostas as diferenças e semelhanças entre animais e humanos. O avestruz não vai à escola, pois não conseguiria entender a explicação da professora. Já o chimpanzé até poderia ir, porque ele é esperto e iria gostar de brincar, mas provavelmente jogaria casca de banana no chão na hora do lanche.

Você sabe desenhar um leão feroz? E um cão bassê vestindo suéter? O desenhista norte-americano Ed Emberley garante que qualquer pessoa pode desenhar. “Não importa a idade, a nacionalidade ou o talento”, afirma ele. É por isso que os livros de Ed Emberley fazem sucesso no mundo inteiro. No livro Desenhando Animais, o leitor aprende a criar jacarés, elefantes, corujas e muitos outros tipos de animais com alguns poucos traços. A técnica passo a passo mostra que desenhar não é, com o perdão do trocadilho, nenhum bicho-de-sete-cabeças!

Postar um comentário

*
*