Curiosidades

Escoteiros: respeito e disciplina para a vida

O que vem a sua cabeça quando você pensa em escoteiros? Se você tem mais de 30 anos, deve voltar a infância e lembrar dos sobrinhos do Pato Donaldo: Huguinho, Zezinho e Luisinho, que eram escoteiros-mirins, no universo fictício de Patópolis. Muitos ensinamentos dos escoteiros podem ser conferidos na Biblioteca do Escoteiro Mirim, coleção de livros infantis com os personagens de Walt Disney, lançada pela editora brasileira Nova Cultural em 1985. Conheça a coleção clicando AQUI.

Mas será que os escoteiros existem ativamente na vida real? Sim! Fundado em 1907 por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o escoteirismo chegou ao Brasil em 1910. O objetivo dos Escoteiros é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Hoje, os escoteiros estão espalhados por todo país e realizam diversas atividades.

Se você quer apresentar esse mundo para o seu filho, a Internet pode ser o primeiro passo. Através do site http://www.escoteiros.org é possível saber notícias sobre a organização, conferir a agenda e fazer downloads de textos que transmitem os valores dos Escoteiros.

Agora queremos saber: você conhece algum escoteiro? Conte para a gente!

Postar um comentário

*
*