Dicas

Estatística: ciência que faz parte do nosso dia a dia

Sempre que lemos sobre uma pesquisa lá está ela: a estatística. Já notou isso? Toda matéria de jornal que fala sobre uma pesquisa realizada fala que os dados fazem parte da estatística… Pois, ela faz parte do nosso dia a dia, e muitas vezes nem nos damos conta.

É através da estatística que os pesquisadores conseguem um resultado final do que estão estudando.  Com isso, podemos resumir que: Estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. Ela pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano.

Poucas pessoas sabem, mas a palavra “Estatística” tem pelo menos três significados:

– Coleção de informações numéricas ou dados;

– Medidas resultantes de um conjunto de dados, como por exemplo, médias;

– Métodos usados na coleta e interpretação de dados.

Mas como a criança pode tomar conhecimento dela de uma maneira divertida? É bem simples. Se você é professor, que tal estimular uma pesquisa dentro da escola sobre um determinado assunto. Baseado no resultado vocês vão ter uma estatística.

E dentro de casa também é possível fazer isso: Que tal arrumar o quarto do seu filho usando essa ciência? Separe os brinquedos deles por grupo. Exemplo: carros, bonecos, jogos. Separando-os dessa maneira, você tem os dados. Agora é só brincar com o seu filho interpretando isso, estatisticamente, claro! Você também pode se divertir com os jogos sobre estatística. Clique AQUI

 

Postar um comentário

*
*