Dicas de Leitura

Aventura verde

No mundo da literatura muitos autores exploram o meio ambiente, seja falando de bichos, de gente que luta pela natureza ou até mesmo falando de tipos de árvores. Embarque nessa aventura verde e divirta-se! O livro Era uma vez um abacateiro, da editora Peirópolis, com ilustração de Mario Vale, trata de uma história resgatada por Alaíde Lisboa de passagens da infância de seus filhos, foi publicada pela primeira vez em 1959, na série didática Meu coração. A Maria, personagem deste conto, foi inspirada na Maria de verdade, uma das filhas de Alaíde. Maria plantou um caroço de abacate e viu crescer uma bela árvore, cujo destino você vai conhecer ao ler o livro. Em Era uma vez um abacateiro você vai se emocionar com a relação de carinho existente entre uma família e um abacateiro e ver como ele acompanhou a trajetória dessa família quase como se fosse mais um integrante dela. Semente da imaginação de Alaíde, Era uma vez um abacateiro mantém-se viva e atual até hoje e leva a uma rica reflexão sobre a relação do homem com a natureza.

já no livro O Garoto Verde (Gaia Editora), de autoria de Toni Brandão, com ilustração de Fido Nesti, contra a história de Pedro, um garoto verde! Ecológico sem ser chato, gosta de jogar bola, de tocar guitarra, é ligado nas garotas… e está preocupado – muito preocupado! – com o aquecimento global, a poluição do ar, o desperdício da água e outros problemas ecológicos que estão colocando a Terra em perigo. Mas Pedro também está em perigo! Ele acaba de se apaixonar pela garota mais encantadora e “antiecológica” que ele nunca pensou que pudesse existir… E agora? Muitos perigos ecológicos, romances e confusão esperam Pedro, seus amigos e o planeta Terra na próxima aventura da série! Recicle-se!! E aguarde!

Gente, bicho e planta: o mundo me encanta, de Ana Maria Machado (Editora Global) reúne três histórias, nem grandes, nem pequenas, na medida certa – “A briga do ar e da terra”, “Um problema chamado coiote” e “De pergunta em pergunta”.

Três narrativas inteligentes, desafiadoras e divertidas, porém trata de assuntos bem sérios – o equilíbrio entre gente, animais e plantas, o ciclo da vida, a cadeia alimentar e a importância e a força dos elementos da natureza… o homem foi aproveitando pra fazer tudo melhor. Mas se não tiver cuidado, tudo fica bem pior e acaba complicando. Se gastar tudo, nada resta. Se a gente só destruir, aí mesmo é que não presta.

Para dominar o ar e a terra, vivendo em paz sem ter guerra, o homem tem que proteger planta e bicho. Senão acaba virando um lixo.

 

Postar um comentário

*
*