Dicas Posts Recentes

Atividades para a criançada nas férias!

O mês de julho chegou e muitos pais estão fazendo essa pergunta: o que fazer com os filhos nas férias do meio do ano? Realmente a tarefa não é das mais fáceis, até por ser uma época de chuva, as atividades externas ficam restritas. Mas, claro, que nós temos dicas bem legais para você fazer com o seu filho.

Incentive a leitura. Mas não obrigue a ler um livro como se ele estivesse em período de aula. Faça de maneira diferente. Junto os amiguinhos e faça uma tarde de contação de história. Procure título que falam sobre brincadeiras e amizade. Seja a pessoa responsável por conduzir a leitura, mas faça com que as crianças interajam. Se o livro tiver diálogos, cada um pode ser um personagem.

Uma tarde de pintura também é garantia de muita diversão. Compre cartolinas, pintas e pinceis. A imaginação das crianças deve fluir. Peça que elas explorem todo o papel, fazendo desenhos criativos e bem coloridos. Se achar brecha na brincadeira, fale sobre os pintores famosos, como Van Gogh, Leonardo da Vinci, Portinari. Para ajudar nesta tarefa, temos como dica a coleção Mestres das Artes, que traz a história dos principais pintores da humanidade.

E que tal unir as formas geométricas na brincadeira? Com as mandalas é possível, e o melhor, de forma bem divertida. Como vimos no nosso post Mandalas: círculos mágicos que encantam, as elas estão presentes em diversos objetos e situações da nossa vida cotidiana. Por isso, a nossa sugestão é que você crie, junto com o seu filho, uma mandala bem boniota, que pode decorar a sua casa. Uma bem legal e super simples de fazer é usando tecido grosso e tinta. Olha o vídeo abaixo:

E para finalizar a brincadeira, um lanche bem colorido pode ser uma ótima sugestão. Salada de frutas com gelatina agrada a todas as idades, e o que é melhor, eles podem ajudar a fazer. Para a salada, escolha as frutas que elas mais gostam. Assim, não tem como errar. E na hora de fazer a gelatina, ao invés de coloca-la em um recipiente grande, coloque em bandejas de gelo. Assim, quando ficarem prontas, a gelatina estará em formato de quadradinhos. =)

5 Comentários

  1. Postado em 4 de julho de 2012 às 10:02

    adorei a ideia da contaçao de estoria entre amigos com os temas sobre brincadeiras e amizade. e uma forma de reviver brincadeiras do passado.

  2. Postado em 4 de julho de 2012 às 10:05

    e interessante reviver brincadeiras que, inclusive, podem ainda estarem presentes nos dias atuais.tenho 2 filhos que adoram.

    • bloguito
      Postado em 5 de julho de 2012 às 10:22

      Oi Elisabete, que bom que você gostou das nossas sugestões. As brincadeiras são para toda a família e vão animar, com certeza, as férias dos seus filhos.

  3. Ercília
    Postado em 6 de julho de 2012 às 12:32

    Considerei rica a ideia de “construir” as mandalas. Equilíbrio e arte juntos garantem “coisa muito boa”. Sou professora de literatura e redação. Aceito outras sugestões.

    • bloguito
      Postado em 8 de julho de 2012 às 17:52

      Olá Ercília, que bom saber que gostou das nossas sugestões. O trabalho com mandalas é realmente rico e pode deixar a sala de aula mais divertida. Em breve teremos mais sugestões. =)

Postar um comentário

*
*