Comemorações Curiosidades

Indústria: do surgimento até os dias de hoje

A Revolução Industrial não faz parte apenas dos livros de história. Ela foi bem real e mexeu muito com o mundo todo. Com o seu surgimento o modo de trabalho, e a qualidade dos produtos, mudaram. Mas como isso tudo surgiu?

As indústrias começaram a surgir com a revolução industrial e isso aconteceu nos meados do século 19. A revolução industrial se deu a partir do invento da máquina a vapor, que permitiu a mecanização dos meios de produção. Com isto, a quantidade e velocidade de produção cresceram muito, e assim, a produção que antes era artesanal, personalizada e em baixa quantidade, passou a ser padronizada e produzida em grandes quantidades. Isto permitiu comercialização de produtos não só na cidade onde era produzido, mas para outras cidades, países e até para outros continentes!

A Revolução Industrial ocorreu primeiramente na Europa. Aqui no Brasil, as coisas foram mais lentas. Só nos anos 30 é que começamos a engatinhar nessa questão. Mas atualmente o Brasil é um país com grandes indústrias e se desenvolve cada vez mais.

E quais os tipos de indústrias que existem? Elas são divididas em categorias, as principais são:

Indústrias de bens de produção ou de base – São indústrias que transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para outras indústrias como, por exemplo, as indústrias siderúrgicas, que transformam o minério de ferro em aço, que por sua vez é utilizado em diversas indústrias.

Indústrias de bens de capital ou bens intermediários – São indústrias que produzem máquinas, ferramentas e instrumentos para outras indústrias.

Indústrias de bens de consumo – São aquelas que produzem produtos para o consumo final da população.

Os bens de consumos são divididos em dois:

Bens de Consumo Duráveis – Indústrias de eletrodomésticos, móveis, automóveis, informática.

Bens de Consumo Não duráveis – Indústrias de alimentos, vestuário, bebidas, impressos.

 

Com informações do http://www.smartkids.com.br

 

Compartilhe:

Failed to connect to urls.api.twitter.com port 80: Connection refused