Dicas Posts Recentes

Olha o passarinho!

Para festejar o Dia Mundial da Fotografia, em 19 de agosto, nada melhor do que comemorar a data fotografando. Apesar de toda facilidade que temos hoje em tirar fotos, existe uma técnica artesanal que encanta a todos: que é tirar foto com uma lata de leite. Isto mesmo. É possível transformar uma lata de leite em câmara fotográfica. Esta câmera que vamos ensinar se assemelha à primeira câmera fotográfica feita na história, e funciona de verdade. Para montar a máquina você vai precisar de:

– Uma lata (de leite em pó, achocolatado etc) com tampa

– Uma folha de cartolina preta ou tinta spray preta – Fita isolante (aquela preta)

– Um prego bem fininho e um martelo

– Papel fotográfico

Montagem

1 – Limpe bem a lata e pinte todo o seu interior de preto, inclusive a parte de dentro da tampa. Se você for forrar com cartolina, não deixe nenhum pedacinho descoberto e use fita isolante, que também é preta.

2 – Faça com o prego e o martelo um buraco de um dos lados da lata, bem no meio. Quanto menor o furo, melhor. Dica: Se o seu furo ficar grande, cole um papel alumínio por cima e fure o papel com uma agulha sobre o furo original. Quanto menor o furo, mais nítida será sua imagem.

3 – Tampe o buraco com um pedaço pequeno de fita isolante. Ele será retirado por alguns segundos na hora de tirar a foto e, depois, recolocado.

4 – Certifique-se de que não há nenhuma outra entrada de luz na sua sua câmera e pronto, já pode usá-la!

Cuidados com o papel fotográfico:

A luz que entra na câmera projeta a imagem no papel fotográfico. Coloque-o dentro da lata, em frente ao buraquinho. Como este tipo de papel é muito sensível (tanto que a luz que passa por um furo de agulha é capaz de gravar uma imagem nele), você só pode manusear seu papel no escuro – mesmo – ou na luz vermelha. Feche-se em um quartinho sem janelas (pode ser um banheiro) onde não entre luz pelas frestas da porta. Peça para trocarem a lâmpada por uma vermelha ou faça o trabalho no escuro mesmo. Você vai tirar o papel do envelope e colocá-lo dentro da lata, em frente ao buraco. Pode cortar em pedaços menores, se precisar. Tampe muito bem a lata e não se esqueça que a fita sobre o buraco deve estar colocada. Guarde o resto do papel no envelope, guarde o envelope dentro de um saco preto e saia para tirar sua foto. Usando a câmera Aponte o furinho da lata para o objeto a ser fotografado (ele deve estar muito bem iluminado) e retire a fita isolante por cerca de 5 segundos. Se o objeto estiver na sombra, podem ser uns 7 segundos. Não trema! Depois, tampe o furo e volte para o quarto escuro. Revelando as fotos Cada vez que você tirar uma foto, volte ao quarto escuro, retire o papel lá de dentro e quarde num envelope escuro, envolto em um saco de lixo preto e de uma caixa. Se o papel receber qualquer tipo de luz, por mais fraca que seja, suas fotos queimarão. Qualdo você já tiver várias fotos, leve-as para revelar (todos os labboratórios que revelam filmes poderão fazer isso) e veja o resultado. As primeiras tentativas podem não dar muito certo, mas o legal é continuar testando até descobrir um jeito só seu de tirar fotos.

Com informações do Radar Kids

Postar um comentário

*
*