Dicas de Leitura

Vamos falar de árvores?

Vamos falar de árvores? Elas estão bem presentes na nossa literatura. E não apenas as árvores com caule e folhas. Podemos também entrar na aventura de uma árvore genealógica. O livro A árvore contente, de Tema Guimarães Castro Andrade (Editora Brasil) embarca você nessa aventura. Era o dia de fazer a árvore genealógica na escola e a professora pediu que a turma caprichasse. Mas em que galhos acomodar a nova esposa do papai e o irmão que acabou de nascer, mas não é filho da mamãe?

As crianças ficaram em dúvida, mas logo teve solução. Afinal, as famílias são diferentes, mas nelas há espaço de sobra para o amor, o carinho e a compreensão. Uma árvore assim, toda misturada, só poderia ficar de um jeito: bem contente!

O livro A árvore da família, de Maísa Zakzuk (Ed. Panda Books) também fala da árvore genealógica. Na obra, a autora explica como tornar essa pesquisa em algo simples e prazeroso. Segundo Maísa, o leitor vai se transformar no repórter da família e descobrir sua árvore genealógica. “Onde nasceu a mãe do meu bisavô paterno? Quando eles chegaram ao Brasil? Como eles se conheceram? As perguntas pareciam não ter fim e algumas delas nem mesmo a mamãe e o papai sabiam responder.

Desde então, comecei a colecionar informações e a descobrir fatos incríveis sobre meus parentes. Quando percebi, estava montando a minha árvore da família”, explica. No livro, a autora conta a história da imigração no Brasil, de onde vieram os povos que formaram nosso país. Explica a origem dos sobrenomes, conta curiosidades sobre o significado de vários nomes, dos brasões de família e ainda explica como fazer a árvore genealógica da sua família. A árvore da família propõe uma brincadeira divertida, que envolve pesquisa, geografia, história e muita cultura popular!

 

Para finalizar as nossas dicas de leitura, vamos sair das árvores familiares e embarcar no livro Árvores do Brasil, de Lalau (Ed. Peirópolis). A obra apresenta algumas das árvores mais importantes do nosso país. É uma homenagem a essas verdadeiras maravilhas da natureza que nos dão sombra e frutas, evitam que a erosão acabe com nossos rios, oferecem abrigo e alimento aos bichos, ajudam a retirar poluentes do ar que respiramos e deixam a vida mais bonita e florida.

O livro é um grande e colorido desfile de 15 espécies de árvores, três de cada bioma brasileiro: pau-brasil, araucária, jequitibá, ipê-do cerrado, buriti, jatobá-do-cerrado, juazeiro, mulungu, umbuzeiro, ipê-roxo, jenipapo, pau-formiga, castanheira-do-pará, piquiá e mogno. Cada árvore ganhou um poema, uma ilustração e a companhia de um bicho que mantém alguma relação de vida com ela: alimenta-se das frutas e folhas, procura abrigo, ajuda a espalhar sementes ou caça insetos que vivem nos troncos. No final, o livro traz nomes científicos e textos sobre a altura que podem atingir, principais características e usos das madeiras, como os frutos são consumidos pelo homem, problemas que enfrentam na natureza e outras informações.

 

Postar um comentário

*
*