Dicas de Leitura

Como todos nós sabemos, cuidar da saúde mental é algo necessário, e por isso os livros de literatura em geral (como é bom sair um pouco da nossa realidade, não é?) e os de autoajuda nos dão um suporte para aguentar o dia a dia que não está sendo nada fácil nesse último ano. Pensando em te ajudar nessa tarefa nós fizemos uma relação de ótimos livros. Mas antes, uma observação: não pense que apenas ao consumir esse tipo de leitura todos os seus problemas serão resolvidos. A ajuda de um profissional é super importante! 

A vida é curta, que seja ótima! – Em A vida é curta, que seja ótima!, você aprenderá a lidar com dificuldades, estresse e conflitos enfrentados no dia a dia e também conseguirá perceber e valorizar o que é realmente importante e gratificante na sua vida.Através dos princípios estabelecidos por Dale Carnegie, os quais foram ampliados por seus sucessores e aplicados por milhões de seguidores, o leitor será capaz de reprogramar seu mindset. 

Micro-hábitos: As pequenas mudanças que mudam tudo –  Aprenda a direcionar sua atenção para o que quer fazer (e não o que os outros acham que deveria fazer) e você vai descobrir que cultivar uma vida mais feliz e saudável pode ser fácil e surpreendentemente divertido.

Resiliência – O segredo da força psíquica – O que faz com que algumas pessoas sejam incrivelmente fortes para lidar com dificuldades e situações extremamente exigentes, enquanto outras rapidamente sucumbem e se entregam em circunstâncias semelhantes? De onde vem essa capacidade especial de resistir a situações de conflito, pressão, dramas pessoais, sofrimento e infortúnio de diversos tipos? Qual é a força misteriosa que nos permite sair de uma situação deprimente e voltar a ter uma vida plena? Christina Berndt retrata como essa imensa força surge em algumas pessoas, e descreve o que neurobiólogos, geneticistas e psicólogos descobriram sobre a origem dessa resistência. Para todos aqueles que utilizam essa força, perder, por vezes, também é uma possibilidade de crescimento. Embora os fundamentos da resiliência sejam normalmente estabelecidos durante a primeira infância, este livro mostra que, com as estratégias adequadas, é possível desenvolver essas capacidades mesmo em adultos.

A coragem de ser você mesmo –  Por meio de histórias reais, da sua própria vivência e de pesquisas científicas, Brené Brown nos oferece em A coragem de ser você mesmo a clareza e a coragem necessárias para encontrar o caminho de volta para nós mesmos e para o outro.

O lado bom do lado ruim – Neste livro, o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros nos mostra que as emoções desagradáveis não são sons incômodos que devem ser silenciados. Em vez disso, são alertas preciosos que nos chamam atenção para algo mais profundo que não vai bem na nossa vida. Com leveza e uma linguagem simples e acessível, o autor conta vários casos pessoais e apresenta estudos científicos para nos ajudar a compreender esses avisos e a desenvolver mecanismos para atuar na origem dos nossos problemas.

Calma – Este é um livro que examina as maiores causas do estresse, oferecendo uma sucessão de argumentos convincentes e às vezes ironicamente cômicos para nos defender da raiva e do medo. Calma faz parte da Coleção The School of Life, que traz livros sobre as questões mais importantes da vida emocional com o objetivo de entreter, educar, confortar e transformar.

Como ser pleno num mundo caótico – Com palavras leves e descontraídas, Desmond apresenta um dos melhores guias para começar a praticar o mindfulness e também para superar traumas, enfrentar momentos difíceis e dialogar com algumas das pessoas mais complicadas de sua vida. Repleto de anedotas e experiências pessoais – inclusive negociações com grupos conflitantes durante o movimento Occupy Wall Street -, Como ser pleno num mundo caótico nos mostra como não desistir em meio às tempestades que a vida nos lança.

 

A relação foi grande, devemos admitir. São tantos títulos bons que não conseguimos dizer apenas um ou dois. Agora conta pra gente, quais desses te chamaram mais atenção?

 

Postar um comentário

*
*