Curiosidades

A energia nuclear e as catástrofes mundiais

Você já ouviu falar em energia nuclear? Também conhecida como energia atômica ela é gerada a partir fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, e libera grande quantidade de energia. Essa energia une as partículas do núcleo de um átomo e é a divisão do núcleo em duas partes é que resulta na liberação de grande quantidade de energia. Apesar de não gerar efeito estufa, qualquer descuido pode ser bem desastroso e provocar grandes desastres. Desde que foi criada, a energia nuclear já provocou grandes catástrofes.

Dentre os grandes acidentes que atingiram a humanidade podemos citar Three Miles Island, na Pensilvânia (EUA), em 1979, onde a radioatividade atingiu elevados índices e atingiu cidades vizinhas. Podemos citar ainda Chernobyl, em 1986, onde houve vazamento de radiação na usina ucraniana, deixando milhares de feridos e mortos, e ser responsável por um milhão de casos de câncer até 20 anos depois. Dentre outros acidentes, há o Césio 137, em 1987, em Goiânia, no Brasil; Tokaimura, em 1999; Seversk , em 1993; Yucca Flat, em 1970; entre tantos outros.
Os EUA são um dos maiores detentores da produção de energia nuclear no mundo. A energia nuclear é responsável por 17% da geração de energia elétrica no mundo. A princípio a energia nuclear foi criada para fins militares, mas hoje seu maior intuito é a produção de energia elétrica, apesar de ainda ser utilizada para fabricação de armas nucleares.Países como França, Bélgica, Finlândia e Suécia utilizam energia oriunda da nuclear. Nos anos 1960, o Brasil passou a desenvolver este tipo de energia também, instalada em Angra dos Reis (RJ).

Postar um comentário

*
*