Comemorações Curiosidades

A origem do Samba

layout_facebook_141202_3

No dia 02 de dezembro comemoramos do Dia do Samba. E, por ser uma das mais importantes manifestações populares do nosso país, não podemos deixar essa data passar em branco. O samba é uma mistura de ritmos africanos e nasceu na Bahia no século 19. O samba-de-roda, muito parecido com a roda de capoeira, é a raiz do samba brasileiro e está registrado na Unesco como patrimônio da humanidade.

Mas apesar de ter surgindo na Bahia, foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ser preso. Tudo isso, porque o samba era ligado à cultura negra, que era malvista na época. Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40.

No samba a harmonia é feita pelos instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. Já o ritmo é dado, por exemplo, pelo surdo ou pelo pandeiro. Com o passar do tempo, outros instrumentos, como flauta, piano e saxofone, também foram incorporados, dando origem a diversos estilos de samba: samba de breque, partido-alto, samba-enredo, samba-canção, bossa nova e pagode.

Fonte: Mundo Estranho

Postar um comentário

*
*