Curiosidades

A salinidade dos oceanos

layout_facebook_141104_2

A água do mar é salgado. Isso é um fato que todo mundo sabe. Mas você sabia que a salinidade dos oceanos de cada parte do planeta é diferente uma da outra? E isso acontece por conta da densidade da chuva na região. 

A média de salinidade dos oceanos é 35 gramas de sal por um litro de água. Mas uma curiosamente, os que ficam próximo ao Equador são menos salgados. O motivo? É que apesar da região ser mais quente, o excesso da água que cai com as chuvas é maior do que a água que sobe com a evaporação do calor. E isso equilibra e dilui bastante.

Há regiões em que o volume de água da chuva é 22 vezes maior do que a água que evapora. Na Nicarágua chove em média 3.500 ml por ano. Já no mês mais quente, evapora-se no máximo 154 ml. É por este motivo que a água do mar lá tem baixa salinidade.

No Sudeste asiático a salinidade chega a 33g. O campeão de salinidade é o Mar Morto, Oriente médio. Já o que tem menos sal, é o Báltico, na Escandinávia (Norte da Europa).

Já no Brasil, acontece o contrário, evapora mais que chove, por isso a salinidade pode chegar a 37 gramas por litro de água, deixando a água mais densa.

Postar um comentário

*
*