Dicas de Leitura

Aprenda sobre o planeta Terra através da literatura

Quer aprender sobre o planeta Terra de uma forma diferente? Deixe os livros de geografia para a sala de aula e mergulhe no mundo da literatura. Temos livros bem legais para ampliar os seus conhecimentos. Confiram as nossas dicas:

Nossa primeira dica é o clássico  Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne. Nesta obra o personagem Axel está prestes a viver a aventura de sua vida, ainda que a contragosto. Obrigado pelo tio a acompanhá-lo numa expedição ao centro do planeta, o jovem e perspicaz narrador diverte o leitor com seu bem-humorado relato da jornada, angustiado diante das excentricidades do genial professor Lindenbrock e de seu impassível guia. Fruto de meticulosa pesquisa, Viagem ao centro da Terra alia entretenimento à informação. Explorando culturas, cidades e mares, reconstrói a evolução do planeta e prova que nada é impossível quando se tem coragem. Pelo menos, o bastante para encarar uma inversão fascinante e, ao mesmo tempo, terrível bem debaixo de nossos pés: uma aparente semelhança revela o mais profundo estranhamento de nosso próprio mundo, colocando em xeque todo o conhecimento de uma sociedade. Mas é da destruição que surge o prazer da descoberta. A narrativa detalhada, poderosa e ritmada nos desafia a correr à internet para procurar cada lugar, checar cada informação. Até o momento em que o leitor perceberá estar — como Verne queria — cativado e irremediavelmente curioso, ávido por entender melhor seu mundo e a si próprio.

Para as crianças temos O livro do planeta TerraEle mostra que pequenos gestos podem fazer toda a diferença quando o assunto é preservação do planeta. Gestos simples como não usar sacolas plásticas, reciclar o lixo, economizar água, não poluir o ar, apagar as luzes e não desperdiçar alimentos são fundamentais para manter um planeta sustentável. O livro traz ainda um cartaz com “10 coisas que eu posso fazer para salvar o planeta”, que pode ser destacado do livro.

Essa última dica é bem legal para ser lida em família: A história da Terra 100 palavras. O livro narra que a história da Terra começou há muito, muito tempo. Foram sucessivos acontecimentos que deram origem aos seres fantásticos que a habitam. Além de explicar a formação do nosso planeta desde os primórdios, este livro traz cem criaturas que deixaram a sua marca na história. Cada um dos períodos da evolução — primórdios, ediacarano, cambriano, devoniano-carbonífero, jurássico-triássico, cretáceo, eoceno, pleistoceno — é trabalhado a partir de três linguagens diferentes: imagens, palavras-chave e verbetes. O livro ainda traz uma linha do tempo e um glossário. Prepare-se para embarcar em uma aventura que envolve vulcões gigantes em erupção, oceanos sem fim, dinossauros de todos os tamanhos, feras voadoras, bactérias poderosas, cometas erráticos — e só lá no finalzinho dessa grande linha do tempo, os humanos!

Se você gosta do tema, não deixe de visitar o site do Varejão do Estudante. Lá existem diversos títulos sobre o tema. Agora queremos saber, dessas dicas, quais você gostou mais?

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5206 ms: Connection timed out