Atividades Curiosidades Dicas

As crianças e suas brincadeiras mundo afora

Brincar em grupo é sempre divertido. E a maioria das brincadeiras de criança passa de geração em geração, através dos nosso professores e pais. Mas sabia que algumas das mais tradicionais, desde os tempos das nossas avós e bisavós, são as mesmas que outras crianças de outras culturas e nações brincam há muito tempo, e até séculos atrás?

A exemplo da brincadeira conhecida por Pinhatas, que é do México, e está sempre presente nas festas de aniversário. Por lá, balões são recheados com doces e pequenos brinquedos. Uma a uma, as crianças com uma vara, cuja ponta tem um objeto perfurante, tentam atingir com os olhos vendados e estourar o balão, que derruba os brindes no chão e é de quem pegar mais.  Aqui no Brasil, ela se chama quebra–panela e, ao invés do balão, as crianças tentam quebrar uma panela de barro, o que é mais difícil, pois além de pontaria é preciso ter força.

Já a cabra-cega, em que as crianças correm de olhos vendados para pegar outras crianças e esta ser o próximo cabra-cega, tem origem na China, mas também era muito jogada na Inglaterra, preferida pela aristocracia Tudor.

Já a brincadeira de tirar a sorte, conhecida por Cara ou Coroa, tem sua origem na Roma Antiga (Itália). Naquela época era conhecida como navia aut caput, “cara ou navio”. De um lado a moeda trazia o rosto do deus da mitologia Janus e, do outro, uma embarcação. Em geral, o cara ou coroa é usado para saber quem começa o jogo primeiro, para tomar decisões, etc.

Outra brincadeira engraçada e que tem origem australiana é a “Que horas são, Seu Lobo?”. Ela acontece da seguinte forma: uma criança fica no centro, de costas para as outras, e representa o Lobo Mau. As outras ficam distantes e sempre perguntando que horas são. O Lobo Mau vai dizendo as horas, e o número de horas representa a quantidade de passos à frente que cada um tem que dá, de onde estiver, em direção ao lobo. Quando o grupo estiver bem próximo do Lobo, este grita que é hora da janta e corre para pegar os outros jogadores. O que for alcançado pelo Lobo Mau, assume a figura do Lobo.

E temos muitas outras brincadeiras que a pensamos ser brasileiras, mas na verdade são de origem estrangeira. Que tal pesquisar e chamar os amiguinhos e vizinhos para brincar nestas férias, será diversão na certa e ainda pode ser bem diferente.

6 Comentários

  1. Giordana
    Postado em 27 de julho de 2015 às 15:38

    Amei a reposrtagem, mas queria mais brincadeiras da Inglaterra!!! Sabe me informar!???

    • Bloguito
      Postado em 28 de julho de 2015 às 15:04

      Oi Giordana, que bom que gostou. Também gostamos do tema que você sugeriu. Em breve falaremos sobre as brincadeiras pelo mundo e colocaremos algo da Inglaterra. Fique ligada em nosso Bloguito. 🙂

      • Euzinhaaaa
        Postado em 15 de março de 2016 às 18:34

        Gostaria de brincadeiras do E.U.A será quhe tem ?

        • Bloguito
          Postado em 8 de abril de 2016 às 17:22

          Euzinhaaaa, com certeza eles tem muitas brincadeiras. Esse assunto pode até ser o tema de um post. Valeu! 😀

  2. Giulia0000
    Postado em 22 de maio de 2017 às 18:28

    Bloguito eu queria saber se vocês conseguem colocar mais brincadeiras na Inglaterra?

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:25

      Oi Giulia, vamos pensar em outro post sobre o tema.

Postar um comentário

*
*