Dicas Posts Recentes

As várias faces da Independência

Há 190 anos estávamos dando adeus a Portugal como nossa metrópole e ganhando independência política dos lusitanos. A história, que envolve um entra e sai de imperadores e inúmeras guerras é um dos episódios mais importantes da nossa história e como tal, deve ser conhecido por todos. Essa semana, trazemos livros que além de divertir, contam um pouco dessa história.

Alguns museus no Brasil se dedicam a guardar artefatos que nos remetem a época da declaração da independência, sendo um dos mais famosos o museu do Ipiranga, onde estão reunidos relíquias dessa época. O museu se torna cenário para as aventuras de Félix e Clarinha, duas crianças que durante um passeio ao museu acabam entrando no quadro “Independência ou Morte” e são convidados por seu autor, o pintor Pedro Américo a achar sete erros na pintura no livro “Independência ou Morte!”.

Fazendo uma viagem pelos anos que antecederam a declaração até o Brasil independente, Elzita Melo Quintas e Elzi do Nascimento fazem um panorama dos principais fatos que levaram D. Pedro I a declarar a independência de nosso país em “Independência ou Morte… Um negócio de Estado!”. Com muito humor, a história se desenrola até a partida de nosso primeiro imperador do país, o livro é uma ótima maneira de ensinar às crianças um pouco de sua própria história.

Trazendo uma abordagem mais histórica, o livro “A Independência do Brasil (1808-1828)” mostra uma versão dos fatos mais completa. Para transformar a leitura em uma experiência mais dinâmica, a autora Márcia Berbel inclui na obra documentos, imagens, fotos, pinturas e várias outras fontes de informação alternativa que nos ajudam a entender um pouco mais das causas e das conseqüências de uma das revoluções mais importantes em nossa história. O livro ainda vem com algumas dicas de filmes e outros livros para quem quiser se enveredar no assunto.

Postar um comentário

*
*