Dicas

Biscoitos de Natal: para fazer e saborear em família

Os biscoitos de Natal agradam a todos, além de serem bem decorativos. Aqui no nosso Bloguito já sugerimos algumas versões e achamos que vale a pena trazer novamente essas opções fazendo uma grande retrospectiva deliciosa.

No post que falamos sobre “Biscoitinhos de Natal: receita para enfeitar a mesa e presentear“, contamos sobre a origem dessa tradição, que surgiu na Escandinávia no ano de 1875. A lenda é bem divertida e fala que os biscoitos saíram pela janela da casa dos seus confeiteiros  Vale a pena ler novamente! Já a postagem que fala “Doces receitas para as festas de fim de ano”, além de ter receitas do famoso biscoito, também tem o passo a passo de um pavê delicioso.

E este ano temos receita nova! Passamos no blog maravilhoso de Rita Lobo e pegamos uma sugestão do Panelinha. Segue a receita:.

Ingredientes

100 g de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

4 colheres (sopa) de mel

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de gengibre em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 ovo batido

manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de preparo

Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda.

Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme.

Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.

Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

 

Para o glacê

 

Ingredientes

1 clara de ovo

½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

corante alimentício a gosto

 

Modo de preparar

Numa tigela, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra.

Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas.

Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

Postar um comentário

*
*