Atividades

Blog: Quatro dicas para trabalhar a inteligência emocional nas crianças

Estamos respirando fundo e vivendo um dia de cada vez. Para alguns isso é mais fácil, para outros nem tanto. Mas quando existe criança envolvida, parece que a coisa fica mais difícil de administrar. Como cuidar também do emocional dela em meio uma pandemia? Hoje vamos trazer quatro dicas para trabalhar a inteligência emocional nos pequenos e tentar ajudar os pais, tios e professores, a todo mundo que está envolvido no dia a dia de uma criança. Ter esse suporte de adultos vai fazer toda a diferença para ela. Confira! 

 

  1.  Incentive a comunicação das emoções: é muito importante a criança conseguir externar seus sentimentos. O que distingue uma pessoa emocionalmente inteligente é justamente essa capacidade de falar sobre as próprias emoções e resolvê-las em vez de ignorá-las. Então, desde cedo, incentive a criança a falar sobre suas emoções boas e ruins, positivas e negativas. Mostre a ela que entre vocês há um espaço seguro para que ele possa falar sem medo, para que possa se expressar sobre o que está vivendo em seu dia a dia, suas conquistas e desafios.
  2. Ajude-o a identificar as emoções: Outra forma de auxiliar é na identificação das emoções. Atividades lúdicas podem ser feitas com as crianças a fim de que elas aprendam a identificar expressões faciais de alegria, ansiedade, cumplicidade, medo, raiva, tristeza etc. É possível, por exemplo, mostrar diferentes figuras de expressões faciais para que a criança aprenda a identificar os sentimentos do outro. Uma dica, que pode ser feita em casa ou na escola: elabore uma lista de emoções e peça para que ela as encene.
  3. Estimule a empatia: Esse é um dos principais pilares da inteligência emocional. A empatia é a capacidade de compreender a dor do outro, de se colocar em seu lugar. Mas como ensinar empatia às crianças, se os primeiros anos de vida são notadamente autocentrados? Uma forma de estimular o desenvolvimento da empatia é propiciar uma troca de experiências. Isso pode ser feito em casa e na escola, mesmo que de forma remota. 
  4. Expressão através das artes: Um veículo que tem um potencial enorme para propiciar o aprendizado das emoções é a arte. Estamos falando aqui de suas mais variadas formas: dança; teatro; música; pintura; colagem etc. Essas atividades são grandes facilitadores da expressão dos sentimentos e da descoberta do mundo. Vale a pena estimular esse tipo de atividade, seja em casa ou na escola. 

Como podemos perceber a inteligência emocional é construída aos poucos, desde os primeiros anos de vida, com o auxílio e exemplo dos adultos que estão próximos. Você já parou para pensar como desenvolve a inteligência emocional nas crianças que te rodeiam?

Postar um comentário

*
*