Curiosidades Dicas

Cheiros bons ou ruins são captados pelo nosso olfato


O cheiro pode nos remete a lembranças boas, como pessoas ou lugares. E tudo isso é possível através do olfato, um dos cinco sentidos que temos. O principal órgão responsável pelo olfato, nos humanos, é o nariz. Mas você sabia que comparados a outros mamíferos, os seres humanos possuem o olfato pouco desenvolvido?

Em nosso nariz, o ar entra pelas fossas nasais e vai em direção à cavidade nasal, onde ele é umedecido, aquecido e purificado. As moléculas de cheiro que ficam dissolvidas no ar entram pelas fossas nasais, chegando até a cavidade nasal, onde se dissolvem no muco e atingem os prolongamentos das células olfativas. As células olfativas mandam impulsos para o sistema nervoso, onde as sensações olfativas serão interpretadas e produzidas. Ufa! É todo um processo para a gente sentir o cheiro de algo.

E você sabia que nós não sentimos os sabores dos alimentos apenas com o sentido do paladar, mas também pela estimulação das células olfativas? Os sentidos do olfato e do paladar agem juntos para identificar melhor o gosto dos alimentos. Acho que por isso, quando sentimos o cheiro de um bolo quentinho, saindo do forno, a nossa boa enche d’água. A boca já se prepara para receber o alimento. E se o cheiro for bom, até o sabor do bolo chegamos a imaginar!

Mas, voltando à associação entre olfato e paladar. Outra maneira de provar que eles trabalham juntos é quando ficamos resfriados. Quando estamos com o nariz entupido não sentimos muito bem o sabor dos alimentos.

Ah, e outra curiosidade. O nosso olfato possui uma grande capacidade adaptativa, pois quando somos expostos a um forte odor temos uma sensação olfativa bem intensa, mas depois de um minuto, a sensação já se tornou praticamente imperceptível. Perceberam?

Postar um comentário

*
*