Dicas Posts Recentes

Cientistas fazem bicho-da-seda produzir tecido fluorescente

Não, os cientistas não querem curar doenças crônicas ou acabar com a fome mundial. O que eles querem é brincar de fazer seda fluorescente mesmo. E, bem, conseguiram: colocado em uma dieta de amoras com corante fluorescente, criada em laboratório, o bicho-da-seda da foto acima produziu fios de seda rosa-choque.

Segundo os responsáveis pela experiência, feita lá no Instituto de Pesquisa e Engenharia de Materiais de Cingapura, o processo é “simples e barato o suficiente para ser reproduzido em escala industrial“. Não só porque é legal, claro. A possibilidade de produzir seda com esse tipo de coloração natural dá uma opção mais eco-friendly para a indústria de tecidos. Se adotada, a novidade diminuiria o alto consumo de água e corantes.

E, olha só, falamos cedo demais (desculpem aí a tiração de onda, cientistas): a técnica também tem potencial para ser aplicada na área de saúde, sim. Os pesquisadores sugerem que ela pode, no futuro, ajudar a criar uma seda funcional, munida de propriedades bactericidas, por exemplo, para ser usada em curativos. O meu, verde fluorescente, por favor.

(Foto: Dra. Natalia C. Tansil/Divulgação)

Fonte: Blog Ciência Maluca por Thiago Perin/Revista Superinteressante

Postar um comentário

*
*