Curiosidades

Como as cachoeiras se formam?

Se a gente falar de uma forma direta, a cachoeira se forma quando, de repente, o caminho do rio chega ao fim e ele “cai’. Essas quedas se formam quando as águas de um rio correm sobre uma área rochosa que, de repente, encontra um desnível, como se fosse um buraco em seu caminho.

Esses desníveis podem surgir por causa do desgaste causado pela água em rochas pouco resistentes, ou ser apenas uma característica do solo do local. Como as águas do rio não podem simplesmente parar diante do buraco, acabam despencando na vertical. Então, surge a queda de água, que pode ser pequena ou enorme e ter muito ou pouco volume de água.

As cachoeiras podem receber nomes diferentes, de acordo com sua formação. Os conjuntos de quedas fortes, que formam cortinas grossas com bastante água, são as cataratas. Uma das mais famosas são a Cataratas do Iguaçu, formadas pelo rio Iguaçu, que fica entre a Argentina e o Brasil. Outras vezes, a água cai em forma de um esguicho de uma altura imensa, formando os saltos. E, quando os rios deslizam sobre rochas irregulares, no meio de matas e florestas, surgem as cascatas.

O Brasil tem muitos rios e cachoeiras, que garantem em visual incrível e podem ser lugares legais para um banho refrescante. A cachoeira da Fumaça, que fica na Chapada Diamantina, na Bahia, é a mais alta do Brasil. São 340 metros sobre um paredão de pedra, o equivalente a um prédio com mais de 110 andares!

A cachoeira mais alta do mundo é o salto Angel, que fica na Venezuela. As águas dessa queda vêm do rio Churún e despencam a 979 metros do topo da montanha Auyan Tepui. O nome da cachoeira é uma homenagem ao aventureiro que a descobriu na década de 1930, o norte-americano James Angel. Antes disso, ela era conhecida pelos nativos da região como como Parakupa-vena ou Kerepakupai-merú.

Fonte: Revista Recreio

3 Comentários

  1. handryus
    Postado em 5 de junho de 2016 às 19:40

    poxa, ficou muito legal! Ficou otimo eu fiz a pesquisa sobre as cachoeiras eu nao estava achando nada muito obrigado!;)

    • Bloguito
      Postado em 21 de junho de 2016 às 17:55

      Ficamos muito felizes por ter ajudado você. <3

  2. Julia
    Postado em 6 de novembro de 2017 às 20:25

    Olá este site me ajudou bastante a fazer uma especialidade do escoteiro que eu vou! Obrigada http://www.bloguito.com.br♥

Postar um comentário

*
*