Dicas

Como organizar o tempo em uma prova?

Você já pensou em como planejar o seu tempo durante uma prova? Pode parecer besteira, mas saber administrar bem essas horas é a chave para uma melhor execução de qualquer exame, como Enem e vestibular.

Confira abaixo como você deve realizar a sua prova para aproveitar o tempo da melhor forma:

1) Fazer as questões fáceis: A melhor forma de organizar seu tempo na hora de responder as questões objetivas da prova é separa-las, através de alguma marcação, em três categorias: fáceis, médias e difíceis. O primeiro passo é resolver as questões fáceis. Quanto as questões difíceis e médias, não perca muito tempo, apenas as marque para que você possa retornar nelas depois.

2) Intervalo: Após ter feito todas as questões que você teve a capacidade de resolver, é muito importante tirar um intervalo de 5 minutos. Neste momento, relaxe, se espreguice e respire. Essa é a hora de ir ao banheiro caso precise e de comer alguma coisa.

4) Questões que faltam: Essa é hora de realizar as questões que não foram respondidas, sem ter a necessidade de chutar. Se não conseguir realmente responder, é a hora do chute. Não perca tempo criando teorias para responder de maneira correta, apenas marque algo. Uma dica é nunca deixar uma questão em branco. Uma reposta certa sempre valerá mais do que errar ou não responder.

5) Preencher o cartão resposta: este processo leva cerca de 20 minutos e requer muita atenção para evitar erros que possam ser cruciais.

Capa do livro O poder do Hábito

Uma boa sugestão de leitura para quem quer trabalhar mais a questão do tempo é o Poder do Hábito, da editora Objetiva. Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas vidas.

Postar um comentário

*
*