Dicas

Como saber quando é hora de mudar de escola?

Você já parou para pensar que mesmo uma ótima escola pode não ser o ambiente ideal para a sua criança? Muitos são os fatores, e reconhecê-los é algo fundamental para agir o quanto antes e não prejudicar o desempenho acadêmico dos pequenos e, quem sabe, até mesmo a saúde psicológica. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns pontos que devem ser observados e considerados para a tomada dessa decisão tão importante: a mudança de colégio!

  1. Desânimo constante: Uma característica inerente a praticamente todos nós até os oito ou nove anos é o encantamento pela vida e pelas novidades e surpresas que o dia a dia nos reserva. Mesmo para crianças caseiras, o ambiente escolar é um local de descobertas e aquisição de conhecimento. É, também, onde muitas amizades se formam, sendo um dos principais cenários de interação social da criançada durante essa fase da vida. 

Se você observar um certo desânimo do seu filho em relação à escola, esse é um bom indicativo de que pode ser a hora de fazer uma mudança. 

  1. Situações de bullying e isolamento: O bullying é, infelizmente, um problema recorrente em muitas escolas ao redor de todo o mundo. Esse tipo de ocorrência pode trazer consequências devastadoras à saúde emocional e à autoestima das crianças.Nesse momento, é hora de trocar o seu filho de escola. Buscar uma instituição de ensino que tenha responsabilidade e comprometimento com a saúde emocional de todos os alunos e ensine valores, como a empatia e o respeito, é algo fundamental.
  2. Baixo rendimento escolar: Outro fator de alerta para os pais é referente ao rendimento de seus filhos na escola. Embora os períodos de oscilação sejam muito normais, um rendimento que permanece baixo por muito tempo é motivo de atenção. Vários fatores podem contribuir para um rendimento baixo ou a queda nas avaliações. Investigá-los é algo fundamental, mas muitas vezes buscar uma nova proposta pedagógica, com profissionais realmente preparados, torna-se o suficiente para resolver a situação.
  3. Irritação e resistência para ir à aula: Por conta do avanço da idade, é normal a criança passar a dizer que não quer ir à escola em um ou outro dia. No entanto, se a resistência tomar grandes proporções, é sinal de preocupação. Irritação repentina e comportamentos agressivos, na maioria dos casos, indicam um estado de sobrecarregamento. É importante que os compromissos escolares não tomem todo tempo disponível da criança, pois ela precisa de tempo para descansar e se divertir. Além disso, se a criança reclama muito dos professores, vale a pena procurar saber com a escola sobre a interação entre o aluno e a equipe pedagógica no dia a dia.

Fique atento aos sinais. É muito importante levar em consideração o comportamento do seu filho. 

Postar um comentário

*
*