Curiosidades

Consumo responsável: uma maneira de ajudar o planeta

Na correria do dia a dia terminamos muitas vezes optando por praticidade. E infelizmente nem tudo que é prático é significado de consumo responsável. Mas o que é realmente o consumo responsável? Será apenas comprar o suficiente do que se necessita para o dia a dia? Podemos dizer que é algo bem mais amplo. Consumir de forma responsável significa transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Significa também adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

O consumo consciente é um movimento social que vem crescendo no mundo todo. Cada vez mais pessoas baseiam suas decisões de compras no efeito ou impacto do produto no meio ambiente, na saúde e na sociedade. Por exemplo: tem pessoas que não compram produtos de empresas de cosméticos que fazem testes em animais. Outras não compram de lojas e marcas que colaboram com o trabalho escravo.

Como podemos notar, o impacto que o produto causa desde a sua fabricação até o seu descarte é levado em consideração. Conta muito no consumo consciente o ciclo de vida dos produtos, desde a extração, a geração de resíduos em sua fabricação e processamento, das relações éticas de trabalho, até a hora de jogá-lo no lixo e reciclagem.

Como é possível observar, cada vez mais buscamos consumir produtos benéficos à nossa saúde, ao meio ambiente e às relações sociais.

Descubra mais sobre o consumo responsável no vídeo abaixo

Postar um comentário

*
*