Dicas Dicas de Leitura Posts Recentes

Contando fábulas, mitos, clássicos e contos

          No mundo da literatura há espaço para tudo: animais falantes, príncipes, princesas e seus castelos, criaturas míticas, família felizes e algumas nem tanto assim. E quando a fantasia entra no meio, o céu é o limite! Entre contos, fábulas, lendas, clássicos e vários outros tipos de narrativa muita coisa pode acontecer.
          Algumas dessas histórias são nossas velhas conhecidas. Para muitas pessoas, os contos de fadas foram a porta de entrada para esse fantástico mundo onde bravos cavaleiros e belas princesas duelam com dragões e bruxos. Reunindo vários desses clássicos, o livro “Meu Primeiro Livro de Contos de Fadas”, de Mary Hoffman, narra essas aventuras, algumas muito conhecidas, como as de Cinderela, Rapunzel e A Bela Adormecida, e outras nem tanto, como As Princesas dançarinas e O Gigante Egoísta. Falando um pouco sobre as histórias que conta e suas origens, a autora ainda fala um pouco sobre a origem dos contos de fadas e o que eles são, além de retratar os contistas mais famosos da literatura infantil.
           Repleta de animais e objetos falantes, como toda fábula deve ser “Fábulas”, de Leo Tolstói, as histórias contadas por aqui são breves relatos que sempre trazem uma lição para seus leitores, ou como gostam de chamar alguns, uma moral. Nesse livro o famoso autor russo, pai de alguns clássicos da literatura mundial como “Anna Karenina” e “Guerra e Paz”, viaja pelo mundo encantado da escrita direcionada às crianças com muito sucesso.
          Alguns desses relatos, passados de geração em geração, se aprimoram cada vez mais, moldando-se a seu tempo e às necessidades dos novos leitores. É o caso do clássico “Odisseia”, do poeta grego Homero, considerado por muitos como o pai das histórias de heróis, que agora ganha sua versão em quadrinhos, adaptada por Christophe Lemoine e ilustrada por Miguel Lalor Imbiriba. A HQ conta a história que permanece no imaginário popular por séculos, num enredo que une mitos da cultura grega e fatos reais da história balcânica. Uma maneira muito legal de conquistar jovens leitores que ainda não descobriram os prazeres da imaginação.

Ainda um pouco confuso com as diferenças entre mito, folclore, conto, clássico e fábula? Dá uma olhada no nosso post “Diferenças Entre Contos, Fábulas, Clássicos e Lendas”, feito por nossa colaboradora especial Cristiane Quintas.

Postar um comentário

*
*