Curiosidades

Da maçã nasceu a lei da gravidade

layout_facebook_141202_1

á pensou se uma maçã cai na sua cabeça e você tem uma ideia genial? Pois é, foi o que aconteceu com o filósofo, matemático, alquimista, astrólogo e físico Isaac Newton.
A história conta que um dia ele estava debaixo de uma macieira quando uma maçã caiu em sua cabeça. Imediatamente ele ficou pensando sobre o motivo da maçã cair. E foi assim que dizem que surgiu a teoria física da gravidade.

No momento em que a maçã caiu, ele se perguntou por qual motivo a maçã caiu e não levitou ou subiu. E ficou pensando se era a Terra que atraia os corpos, mas daí ele percebeu que a Terra atrai todos os corpos do universo, e que corpos que possuem massa atraem outros corpos com massa.

E assim, Newton concluiu que “Dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade”. E desta forma, nasceu a Lei da Gravidade.

Newton chegou à conclusão que os corpos celestes se atraem de acordo com suas massas e suas distâncias e que “o equilíbrio do universo é garantido pela gravidade”.

Postar um comentário

*
*