Dicas Posts Recentes

Descobrindo o paladar

O corpo humano é a mais perfeita máquina já construída e é formado por diversas partes que se relacionam entre si, ou seja, os vários sistemas que formam nosso organismo dependem um do outro para realizarem suas atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo o momento e são responsáveis pela manutenção e o funcionamento perfeito do nosso corpo.
O corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar aos diversos ambientes que o homem foi conquistando com o passar do tempo. Os sentidos são a porta de ligação do nosso meio interno com o ambiente. Por meio dos sentidos, o organismo pode perceber as coisas que nos rodeiam e mandar as mensagens necessárias para nossa melhor adaptação, contribuindo assim, com a sobrevivência e a integração do ser humano com o ambiente no qual ele está inserido.

Um dos sentidos bem interessantes de ser estudado é o do paladar. Você pode aprender brincando com os seus filhos. Para começar seria interessante desenhar uma língua em uma cartolina e dividi-la por áreas como na imagem acima.
Depois faça (ou compre) diversos tipos de molhos: um mais doce, um mais azedo, outro mais salgado. Depois vá provando um por um e sentindo como cada tipo reage na língua. Os sabores doces são mais sentidos na ponta da língua, o salgado e o ácido, nas laterais e o amargo no final.

1 comentário

  1. adelia
    Postado em 21 de maio de 2012 às 18:36

    muito bom

Postar um comentário

*
*