Dicas Posts Recentes

Dia 21 de setembro, Dia da Árvore: Plante essa ideia

Em um país com uma natureza tão rica, não poderia ser diferente. Nós brasileiro temos um respeito e preocupação com a preservação de nossas árvores. Para confirmando esse respeito pela natureza, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore – o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente. Para conhecer mais sobre o Dia da Árvore e outros assunto relacionados ao meio ambiente, acesse: www.diadaarvore.org.br

Respeitar uma árvore é garantir nossa própria existência. Você sabia que ela protege a terra com suas raízes? E ainda nos aconchega em sua sombra, mantém o ar úmido e produz oxigênio para todos os seres da natureza. Isso sem contar os frutos deliciosos e suas propriedades terapêuticas.

Então temos que lutar pela preservação da natureza, das árvores, porque lutar por elas é lutar pela vida! E não esqueça de cuidar das árvores que estão perto da sua casa, na praça mais próxima, na escola, no sítio, na praia, na casa da vovó…assim você está cuidado do planeta!

Quais árvores brasileiras estão em extinção?

Fonte: Nova Escola

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), há diferentes estados de conservação para considerar uma espécie ameaçada de extinção: vulnerável, rara e em perigo. Árvores como pau-brasil, jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária, entre outros, estão nessa lista, dentro de uma das três classificações.

A primeira iniciativa para quem quer contribuir na preservação dessas espécies é não comprar móveis feitos de madeira extraída dessas árvores. “Nas lojas, é preciso pedir a certificação da madeira para o vendedor. Ele é obrigado a fornecer. Se não tiver, não compre, pois não é possível saber a origem, que provavelmente é de desmatamento”, explica a bióloga Sabrina Pulido Carmona, do Parque Escola Santo André, na região do ABC de São Paulo.

Quem tiver espaço no quintal de casa ou uma área na escola pode, sim, plantar uma árvore. “A maioria das prefeituras tem condições de fornecer uma muda. Só é preciso ter paciência, pois essa planta jovem, apesar de já alcançar até uns três metros de altura, tem o tronco fino e demora de oito a dez anos para se desenvolver”, diz a especialista.

É importante se informar sobre a melhor árvore a plantar em casa ou na calçada, não só por conta da fiação de rua, como também porque as espécies exóticas ao local podem ser prejudiciais. “Uma espécie que não seja local interfere em todo o ecossistema, no solo e na alimentação dos animais, por isso é melhor evitar esse tipo de plantio”, afirma Sabrina.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou a “Campanha 7 bilhões de árvores”, iniciativa mundial para que pessoas, iniciativa privada, governos e organizações não-governamentais (ONGs) plantem árvores e forneça os dados a fim de que a contagem seja feita. Há também ONGs que aceitam doações em dinheiro para plantio, bem como sites que, de acordo com o número de cliques dos visitantes, recebem verba de empresas.

Postar um comentário

*
*