Comemorações

Dia do Escoteiro

Os escoteiros em todo o mundo estão em festa. Neste dia 23 de abril comemora-se o Dia do Escoteiro. Criado pelo inglês Baden-Powell em 1907, o Movimento Escoteiro tem como principal desafio se adaptar à sociedade moderna — sem perder os seus valores essenciais. Estima-se que existam hoje no mundo cerca de 28 milhões de escoteiros, formando a maior ONG do planeta. O escotismo chegou ao Brasil em 1910, através de oficiais da Marinha que voltavam da Inglaterra.
Claro que eu não poderia deixar essa data passar em branco, principalmente por que os escoteiros têm inúmeras dicas, histórias e ensinamentos interessantes. Muitas delas podem ser conferidas na Biblioteca do Escoteiro Mirim, coleção de livros infantis com os personagens de Walt Disney, lançada pela editora brasileira Nova Cultural em 1985.
Composto por 20 volumes em capa dura, é um conjunto de todos os manuais Disney produzidos pela Abril entre os anos 70 e 80 (Manual do Mickey, do Tio Patinhas, do Zé Carioca, da Vovó Donalda etc.), com algumas atualizações, distribuídos em secções temáticas de acordo com os manuais de origem.
Livremente inspirado no fictício Manual do Escoteiro-Mirim usado por Huguinho, Zezinho e Luisinho nos quadrinhos Disney, os livros reúnem informações de interesse da criança sobre uma ampla gama de assuntos. Alguns exemplos: dicas de fotografia, cuidados com animais de estimação, acampamentos, leitura de mapas, trabalhos manuais, identificação de estrelas, filatelia, piratas famosos, moedas históricas.
Você pode ter mais informações sobre os escoteiros no site www.escoteiros.org.br

Ensinamentos de Escoteiros
O Telégrafo e a Imprensa
O inventor americano Samuel Morse, na tarde do dia 25 de maio de 1844, enviava uma mensagem telegráfica ao jornal Baltimore Patriot: “Uma hora: acaba de ser apresentada uma moção na Câmara para ser discutida em plenário a questão do Oregon. Rejeitada. Votos a favor: 79. Votos contra: 86”. Começava uma nova era na história das comunicações. Com a invenção do telégrafo, os jornais passavam a dispor de mais notícias (e mais atualizadas) para publicar, vindas de todas as partes do mundo.
Paris, 1900 – II Jogos Olímpicos
Paris já era uma cidade importante, cheia de vida e de agitação, mas em 1900 tornou-se ainda mais alegre e movimentada. Só que isso não aconteceu exatamente por causa da realização, na capital francesa, dos II Jogos Olímpicos. É que, junto com as Olimpíadas, estaca sendo promovida em Paris a Exposição Universal, mostrando o que havia de mais moderno e sensacional na época, como os primeiros automóveis de quatro rodas. Desse jeito, os Jogos Olímpicos acabaram ficando em segundo plano.

Fonte: Biblioteca do Escoteiro Mirim

Postar um comentário

*
*