Dicas de Leitura

Dicas de leitura para quem ainda não foi para a escola

O brasileiro lê muito pouco. Pesquisas apontam que a raiz do problema está na infância, pois a leitura é uma das responsáveis pelo desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Porém, muitas vezes, por falta de estímulo em casa, por conta do dia a dia atribulado dos pais, que não possuem o hábito da leitura, nem tempo para acompanhar de perto, as crianças também costumam não ter o prazer de ler, até mesmo por desconhecerem. 

E quanto mais cedo elas forem incentivadas, melhor, pois podemos formar futuros grandes leitores. Mas como fazer elas se deliciarem folheando, em um futuro próximo, páginas e páginas de histórias, romances, aventuras? O bom é que essa leitura pode ser estimulada antes mesmo delas irem para a escola. Bem, é preciso existir uma organização dos pais, mas nada que um começo de noite ou até mesmo uma tarde de um final de semana não resolva. Para ajudar nessa tarefa, vamos indicar quatro livros que devem ser lidos para os pequenos. Pega as dicas!    

Uma letra puxa a outra (Companhia das Letras) – Uma cartilha moderna em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: “O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: – Opa!/ Não tomo sopa de sapo!”. As ilustrações seguem de perto o texto. As letras maiúsculas facilitam a leitura.

 

 

 

 

 

Mas Papai (Jujuba Editora) – Papai macaco dá boa-noite aos seus filhos, mas sempre falta alguma coisa: “Mas papai, é preciso vestir o pijama antes de deitar!”. O pai corresponde ao pedido, e logo vem outra queixa: “Mas papai…”. A repetição provoca nos leitores iniciantes o envolvimento com a narrativa e uma divertida brincadeira.

 

Esconde-esconde na fazenda (Girassol) – Adivinhe quem está se escondendo debaixo das abas de feltro e imite o som dos animais. Com abas fofinhas,

 

perfeitas para as mãozinhas dos pequenos, este livro interativo e divertido vai surpreender a todos! Pontos de interesse: Ilustração alegre e deli

 

cada; Com abas de feltro para aumentar o engajamento na leitura; Texto em letra bastão. Temas abordados: Animais da fazenda, brincadeiras.

 

O coelho escutou(Saber e Ler) – Victor faz uma criação incrível, porém ela é abalada e ele retrai-se. Vários animais vendo-o entristecido chegam cheio de soluções: para ele jogar tudo fora, falar sobre o assunto, rir da situação, simplesmente esquecer. Mas nada altera o ânimo de Victor! Até que o Coelho aproxima-se e simplesmente fica paradinho ao lado de Victor, até que o menino sente sua presença e pede para que ele fique ali e o escute. Daí Victor explode em reações, até organizar suas emoções e pensamentos e decide recomeçar tudo novamente, com mais energia!

Gostou das dicas? Compartilhe com sua família e amigos. Para compra uma das nossas sugestões fale com a gente pelo WhastApp

Postar um comentário

*
*