Dicas

Dicas para desenvolver melhor uma aula

Hoje vamos falar de dois temas bem importantes para quem está em constante contato com alunos, das mais diversidades idades. Primeiro vamos explicar sobre o Rapport, uma ferramenta muito importante para o professor, e na sequência, vamos trazer dicas de leituras de Paulo Freire. Vamos aos pontos?

1 – O que é Rapport? Rapport é uma palavra de origem francesa (rapporter), que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. O conceito de Rapport é originário da psicologia, e é utilizado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência. Para inserir o Rapport no contexto de sala de aula, é importante utilizar algumas técnicas já consagradas que funcionam como recursos importantes para criar um elo entre você e seus alunos; uma das mais conhecidas é a do espelhamento. Você pode ler mais sobre o tema na Revista Construir, que fez uma matéria especial sobre o assunto. O texto de Zeneide Silva traz mais detalhes sobre o tema. 

2 – Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”. Conhecido pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, Freire desenvolveu um pensamento pedagógico que defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o estudante.. Então, a nossa sugestão são os livros Pedagogia da Libertação em Paulo Freire, que tem a organização de Ana Maria Araújo Freire, Paulo Freire Ontem e Hoje e Pedagogia da Autonomia.  

Esperamos que tenham gostado das dicas. Quais os próximos temas vocês querem que a gente traga para o nosso blog?

Postar um comentário

*
*