Curiosidades

Epidemias e pandemias que mataram milhares de pessoas no planeta

No Brasil e no mundo, atualmente, estamos vivendo tempos difíceis, em decorrência da contaminação e mortes causadas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). Mas não é de hoje que a humanidade se depara com vírus, bactérias e outros microrganismos que se espalharam pelo mundo, matando grande número de pessoas, e necessitando de isolamento social e períodos de quarentena. Ao longo da história, já tivemos diversas epidemias e pandemias que causaram muitas mortes e danos à economia mundial. Muitas delas foram a motivação para mudanças de hábitos das pessoas.

Mas, antes de mais nada, vale destacar a diferença entre epidemia e pandemia. A epidemia se caracteriza por doenças que se espalham por uma região geográfica limitada, como uma cidade ou país. Já a pandemia acontece quando a patologia se espalha por um grande espaço geográfico, podendo ocorrer em um continente ou diversos países.

Uma das doenças mais recentes foi a Gripe Suína. O vírus H1N1 foi o responsável pela primeira pandemia deste século em que vivemos, e matou cerca de 16 mil pessoas ao redor do planeta. Ela surgiu em 2009, oriunda do México, e a contaminação veio a partir dos porcos, já tendo sua vacina.

A Peste Negra, também conhecida por Peste Bubônica, afetou a Europa e Ásia, em meados do Século 14. A contaminação era causada pela bactéria Yersinia pestis, comum em ratos, sendo transmitida aos seres humanos por meio da pulga desses roedores contaminados. Com 50 milhões de mortos, a epidemia só foi combatida a partir do momento em que foram tomadas medidas de higiene e saneamento nas cidades, evitando a proliferação da população de ratos e diminuindo sua reprodução. O tratamento era feito com antibióticos.

A pandemia da Gripe Espanhola provocou 20 milhões de mortes, entre os anos de 1918 a 1919, causada pelo vírus Influenza. Hoje, o vírus é combatido por meio das vacinas antigripais, mas como está em constante mutação, ainda acomete muita gente.

Historicamente, podemos citar ainda, outras doenças que levaram milhares de pessoas a óbito: Cólera, Variola, Tifo, Febre Amarela, Sarampo, Malária, Aids e Ebola, entre outras.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5204 ms: Connection timed out