Curiosidades

Gaguejar não é engraçado

Ver uma criança ou adulto gaguejar não é motivo de graça. É um problema sério e tem tratamento. Por isso, para chamar a atenção e conscientizar a sociedade, foi criado, em 1998, o Dia Internacional de Atenção à Gagueira.

Trata-se de um distúrbio que afeta a fluência da fala da criança e pode ter origem genética ou acontecer por algum motivo de lesão cerebral. A gagueira se identificada, logo cedo, tem tratamento. Dados do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) apontam que os casos começam na infância. Geralmente, os primeiros sinais de gagueira acontecem entre um ano e meio até cinco anos de idade.

Há quem acredite que uma criança gagueja pra chamar a atenção, mas não é verdade. Caso você perceba, leve logo seu filho para se consultar com um fonoaudiólogo especializado no assunto. Muitas vezes, a gagueira pode ser temporária e acontece quando a criança está passando por uma nova fase de linguagem ou aprendizagem.
O fonoaudiólogo pode ajudar com técnicas específicas que podem ajudar tanto crianças, quanto adultos. Não há ainda uma recuperação total, mas as técnicas e treinamentos podem contribuir para que haja uma diminuição significativa. O ideal é conversar com o seu filho naturalmente, sem chamar atenção. Tente não se estressar ou ficar impaciente, pois a criança pode ficar nervosa e piorar a gagueira.

Postar um comentário

*
*