Atividades Curiosidades Dicas

Garrafa PET que vai e vem

layout_facebook_140408_3Ensinar brincadeiras antigas de rua é uma opção para resgatar a memória e mostrar aos filhos como as crianças de antigamente se divertiam. Uma delas, que inclusive é bem didática e sustentável, é o vai-e-vem de garrafa PET. Que nada mais era do que uma bola de plástico com uma corda passando pelo meio, que vai e que vem de um lado a outro.

Para fazer este brinquedo você vai precisar de 2 garrafas PET de 2 litros, barbante de varal (3 metros), 4 argolas de plástico ou outro material, tesoura, fita adesiva colorida e papeis coloridos para enfeitar as garrafas.

Corte com a tesoura 1/3 da garrafa pet a partir do fundo (um pouco mais que o meio da garrafa). Use as partes de cima que sobraram das garrafas para fazer o “vai e vem”. Encaixe-as uma na outra deixando os gargalos voltados para o lado de fora e passe fita adesiva no meio para juntar as partes. Pegue os fios de varal e corte dois pedaços iguais de aproximadamente dois metros – varia de acordo com o tamanho do braço da criança. Passe ambos por dentro das garrafas coladas e amarre cada ponta com uma ou duas argolas de plástico ou material de sua preferência.

Agora é hora de usar a imaginação e enfeitar com fitas e papeis, ou até mesmo pintar com tinta guache. Pronto! Agora, cada criança, uma de cada vez, abre e fecha os braços para que a parte central feita com pet se desloque de um lado ao outro. Além de divertir, a brincadeira também exercita.

Postar um comentário

*
*