Curiosidades

Geografia: Tipos de relevo

Os relevos são as variações existentes de camadas na superfície da Terra. E se pararmos para observar existem diferentes formatos, uns são mais altos, outros mais baixos, alguns mais acidentados, outros mais planos. Para melhor analisar os formatos dos relevos foi elaborada uma classificação com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

Montanhas – são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais. Quando estão em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras. Existem quatro tipos de montanhas:
– As vulcânicas, que se formam a partir de vulcões;
– As de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas;
– As falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando erguidos um sobre o outro;
– As dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo.

Planaltos – são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.

Planícies – é uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.

Depressões – são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região se situa numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.

Postar um comentário

*
*