Curiosidades

Grandes artistas e suas obras: Wolfgang Amadeus Mozart

Música clássica é sempre um bálsamo para os nossos ouvidos e agrada a todo mundo. Por este motivo, o legal é incentivar a garotada a ouvir desde cedo, o que pode, inclusive, despertar para a música logo cedo. Por isso, dando continuidade à nossa série, o artista de hoje é o pianista e compositor Wolfgang Amadeus Mozart, mais conhecido apenas como Mozart. Nascido em Salzburgo, na Áustria, em 27 de janeiro de 1756, ele teve seus dons musicais estimulados desde cedo pelo seu pai, que também era compositor, Leopoldo Mozart.

Considerado um gênio, o precoce Mozart começou a compor suas obras aos cinco anos, já dominando o cravo e o violino, e escreveu pequenas composições para piano e duetos nesta idade. Hoje é considerado um dos maiores músicos de todos os tempos.

Deixou mais de seiscentas obras, louvadas por vários críticos da época e de hoje, e que são referências da música sinfônica, concertos, óperas, para piano e de câmara. Entre as obras mais conhecidas, podemos citar “As bodas de Fígaro”, “Don Giovanni”, “A flauta mágica” e o “Requiem”, sua obra inacabada, que foi finalizada por seu discípulo Franz Süssmayr. Morrendo jovem, aos 35 anos.

Suas obras foram catalogadas por Ludwig Köchel, o que explica o motivo das mesmas serem começadas pela letra K, que aparece nos títulos. Recentemente, foram encontradas mais de 15 obras ocultas. Depois de passarem por avaliação, foram adicionadas ao catalogo de suas obras.

Postar um comentário

*
*