Curiosidades

Grandes nomes das artes: Anita Malfatti

Ela foi uma das mais célebres pintoras brasileiras de destaque no século XX. Por conta de uma atrofia congênita no braço e na mão direita, passou a pintar com a mão esquerda. Seu nome é Anita Catarina Malfatti, mais conhecida por Anita Malfatti, pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora, uma das representantes do Modernismo brasileiro.

Anita ganhou destaque em 1917, quando fez uma exposição de arte com 53 obras. Ela foi bastante polêmica, inovadora e revolucionária ao apresentar obras que retratavam os personagens marginalizados dos centros urbanos. Isso causou reboliço e desaprovação nas classes mais abastadas e conservadoras da sociedade. Desta leva da exposição, algumas tornaram-se famosas e clássicos da pintura moderna, a exemplo da “A Estudante Russa”, “O Homem Amarelo” e “A Mulher de Cabelo Verde”.

Por conta desta exposição, foi fortemente criticada por Monteiro Lobato o que fez com que sua carreira quase fosse afetada. Por isso, deu uma pausa e retornou a pintura mudando de temática, produzindo, naturezas-mortas, retratos, paisagens e cenas populares.

Posteriormente, em 1922, participou da Semana de Arte Moderna com 22 obras, sendo uma das integrantes do Grupo dos Cinco, formado por ela, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia.

Postar um comentário

*
*