Dicas de Leitura

Histórias embaladas pela nostalgia do trem

layout_facebook_150310_4

E já que esta semana uma de nossas temáticas foi sobre o trem, que tal pegar o embalo e fazer leituras que remetam ao assunto? A nossa primeira dica é o livro Um trem para outro mundo, de Laura Bergallo Ed. Saraiva). Imagine uma sociedade sem crianças.

um_trem_para_outro_mundo

Um surpreendente mundo onde as pessoas têm seus destinos manipulados por um pequeno grupo dominante. Sem saber como, o garoto Elói se vê perdido num mundo assim. Sua luta agora é para acabar com esse cenário típico de uma ficção científica, com a ajuda de seus novos companheiros. Então, que tal se juntar a eles nessa incrível aventura?

trem_de_ferro

A segunda obra é Trem de ferro (Ed. Global), de Manuel Bandeira, ilustrado por Gian Calvi. Villa-Lobos e Antônio Carlos Jobim, em épocas diferentes, musicaram o poema “Trem de Ferro”, publicado em 1936, em Estrela da Manhã, por Manuel Bandeira, um dos nomes mais representativos do Modernismo no Brasil. Em 2004, o mesmo “Trem de Ferro” é inserido na Coleção Magias Infantil, enriquecido pelas ilustrações magníficas de Gian Calvi. Ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, Gian já assinou mais de cem títulos publicados em onze países. O poema de Manuel Bandeira imita, pelo som, o trem em movimento. Café com pão/ Café com pão/ Café com pão/ Virge Maria que foi isso maquinista? (…) Oô…? Foge bicho/ Foge, povo. Sua riqueza centra-se no ritmo, na musicalidade e na linguagem coloquial que registra as imagens rápidas que passam pela janela do trem.

o_trem_da_amizade

Por último, a sugestão é a obra Trem da amizade (Ed. Brinque Book), de Wolfgang Slawski. Desde pequenos, descobrimos que os amigos são um bem precioso. Muitas crianças logo encontram seus pares. Outras têm mais dificuldades em se relacionar e se sentem sós, sem amigos. Artur era um desses. Todos os dias esperava na estação de trem que alguém viesse visitá-lo, mas nunca vinha ninguém. Até o dia em que ele resolveu procurar seus amigos em outras estações. As ilustrações, do próprio autor, enfatizam o texto, enchendo as páginas de amigos.

Postar um comentário

*
*