Curiosidades Dicas

Já fez clorofila em casa?

Clorofila

Você já pensou em ser um cientista e fazer experiências? Que tal fazer um experimento com clorofila? Mas peraí, antes de mais nada, você sabe o que é a clorofila? Calma, não tem segredo, nada mais é do que o pigmento que dá a cor verde às folhas das plantas.

Esse pigmento é muito importante para que aconteça um fenômeno chamado de fotossíntese. Neste processo a clorofila capta a a luz do sol e a utiliza como fonte de energia para transformar dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento. Pois as plantas é que produzem seu próprio alimento. Durante essa transformação, a planta libera oxigênio no ar. Ou seja, as plantas colaboram com a natureza e com o homem, purificando o ar e o meio ambiente. Por isso é que as árvores são tão importantes em nossa cidade.

Mas voltando ao nosso experimento, você pode captar a clorofila das plantas em sua casa, pois é muito simples.  Basta colocar num pote de vidro ou de garrafa pet transparente:  folhas de plantas ou mesmo capim no fundo do recipiente, encha-o com álcool  e deixe a folha lá dentro por 2 dias. Espere e veja o resultado.  Para não desperdiçar, você ainda pode borrifar o ambiente com esse álcool esverdeado depois.

Postar um comentário

*
*