Dicas de Leitura

Leitura para os dias de Momo: Arlequim de Carnaval 

Para quem vai curtir ou não o Carnaval, uma boa pedida, no descanso entre uma brincadeira e outra, ou mesmo vai só relaxar, é ler um livro. E se for dentro da temática da época, melhor ainda. A sugestão é a obra Arlequim de Carnaval, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima.  Apesar do título, o verdadeiro destaque da obra é o Carnaval recifense, com muito frevo e maracatu. O livro faz parte da Trilogia das Festas Brasileiras, que incluem Baile do Menino Deus e Bandeira de São João.

Povoado de cantigas e referências tradicionais da cultura nordestina, o livro conta a história de Arlequim, um folião abusado que brinca com o destino de todos a sua volta. Faz o patrão de palhaço, foge da esposa como o diabo da cruz, e ainda cria mil confusões no romance entre Pierrô e Colombina.

Durante os dias do carnaval, Pierrô e Colombina se apaixonam, mas não revelam um ao outro suas verdadeiras identidades, “para não quebrar o encanto”. Mas os dois amantes não resistem e pedem ajuda ao amigo Arlequim, que inventa logo uma história: diz a Pierrô que Colombina é uma rainha, e a Colombina que Pierrô é um rei. Não chega a ser uma mentira: Pierrô é o rei da dança e Colombina, a rainha de maracatu. O casal, porém, entende tudo errado e pensa viver um amor impossível, que só pode durar os três dias de carnaval. Quando o carnaval chega ao fim, cabe ao leitor descobrir se as confusões de Arlequim conseguem unir ou separar os foliões apaixonados. Com ilustrações de Bruna Assis Brasil, Arlequim de Carnaval é um livro infantil, mas que aborda temas para todas as idades, além de ter um formato simples de peça de teatro, que pode ser encenada em qualquer lugar.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5206 ms: Connection timed out