Dicas de Leitura

Leituras cheias de vidros, cristais e adivinhações

Já que falamos esta semana sobre o vidro e o cristal, as leituras desta semana são baseadas no tema. A primeira dica é a obra A fantástica fabrica de vidros, de Patricia Engel Secco. Perfeito para se entender como é feito este material.

1102610-gg Juliana, Leo, Carol e Tiago vão visitar a fábrica de vidro com o professor César e o restante da classe. Eles se separam da turma e ficam sozinhos na sala dos vasos, brincando e formando imagens coloridas nas paredes. Num descuido, os vasos caem no chão e se transformam em cacos. As crianças fogem dali, e fazem uma viagem no tempo, através da História, e descobrem como o vidro foi inventado.

1099899-gg

A segunda sugestão é o livro Bola de cristal, de Marcia Kupstas. Mara aproveita que a mãe não está em casa e resolve brincar de adivinha: monta uma tenda no meio da sala, com bola de  cristal e tudo, e convida os amigos para participar das “adivinhações”. Neste livro, a autora trata do tema da afetividade com sutileza, por meio do “faz de conta”. Com esta leitura dá pra trabalhar com a meninada os seguintes eixos temáticos: afetividade, amizade, brincadeiras, indícios e hipóteses.
1103954-gg
Por fim, a última indicação é o livro A noite dos cristais, de Luís Fulano de Tal. O autor conta a história de Gonçalo, um negro nascido no século XIX, filho de um ex-escravo. Um romance histórico que tem como cenário a Revolta dos Malês e outros fatos da formação de nosso povo. “Um autor promissor que toma a sério não só o seu tema nuclear, de inegável interesse social, como também o ofício do escritor, para quem o trabalho da linguagem é um prazeroso dever.” (Alfredo Bosi).

Postar um comentário

*
*