Dicas de Leitura

Livros divertidos para as férias

Os livros também podem estimular a brincadeira. Ou a criança conhece novas culturas através da leitura, e assim descobre jogos infantis de outros povos, ou ela transforma o que leu em uma verdadeira, transferindo os exemplos dos livros para o dia a dia.

O livro Um dia na aldeia Brilho do Sol, de Ana Claudia Bastos e Lourdes Gondim, conta a história de um menino indígena, Mainõ, que encontra quatro crianças em uma pequena estrada próxima a sua aldeia Tekoa Kuaray Wera, que significa Aldeia Brilho do Sol. O menino convida os novos amigos para conhecerem sua aldeia e um pouco de sua vida. Assim, as crianças têm a oportunidade de saber um pouco mais da cultura e religião desse povo indígena, como: brincadeiras, banho de rio, artesanatos, o trabalho da colheita e da caça.

Já no Brincando com Arte de Fazer Brincadeiras Voadoras, de Silvio Voce, o autor procura reunir modelos bem simples de aviões, planadores, pipas e bumerangues, todos elaborados com papéis diversos, visando unir o lúdico ao imaginário, exercitando a coordenação motora e proporcionando um lazer criativo para que a criança construa o seu próprio brinquedo.

Postar um comentário

*
*