Dicas de Leitura

Livros para repensar a educação dos filhos

Existe uma frase que diz: “quando nasce um filho, também nasce uma mãe e um pai”. Não tem nada mais correto do que isso. A partir do nascimento da criança é que se começa a construir toda uma educação familiar. A gente sabe que não tem fórmulas mágicas e que nem sempre o que foi feito na geração passada, deve ser aplicado na nova geração da família que acabou de chegar. Existem princípios para se educar crianças emocionalmente saudáveis. Alguns deles:

1 – Pais, falem a mesma língua!

2 – O exemplo começa pelos pais!

3 – Promessas PRECISAM ser cumpridas 

4 – Educar dá trabalho e leva tempo

Os pais precisam saber que, o investimento na educação dos filhos, nem sempre oferecerá retorno imediato. Educar não significa trabalhar bastante para poder pagar uma boa escola, um curso de idiomas e um esporte. Criar filhos exige disposição para estar junto, paciência para ouvir histórias e angústias, empatia para se colocar no lugar do outro, tempo em quantidade e qualidade, negociação e responsabilidade, afinal eles refletem o que vivem dentro de casa. 

Bem, como vimos a tarefa não é fácil. Mas existem alguns livros que podem ajudar, fazer refletir. São eles:


Educar, amar e dar limites: os princípios para criar filhos vitoriosos (Editora: Gente) – Neste livro, Paulo Vieira, um dos mais conceituados coaches do país, e a pedagoga Sara Braga Pina trazem ferramentas concretas para sair do estado de vitimização e partir para a ação. Abordando desde o processo do desenvolvimento infantil até questões como a formação de memórias e a importância dos ambientes de convívio social da criança, o livro tem como objetivo o fortalecimento das conexões de afeto, perdão e diálogo na família. Ele proporcionará ao leitor uma experiência transformadora junto aos filhos!

 

Disciplina positiva para adolescentes (Editora: Manole) – A adolescência pode ser um período de grande estresse e instabilidade – não apenas para os filhos, mas também para os pais. É normal que os adolescentes explorem uma nova sensação de liberdade, mas esse processo pode deixar os pais se sentindo sem p

 

oder ou excluídos da vida de seus filhos. Esses efeitos são ainda maiores na era da distração digital.A essência da abordagem da

 

Disciplina Positiva é a compreensão de que os adolescentes ainda precisam dos pais, mas de maneiras diferentes. A metodologia deste livro visa construir habilidades socioemocionais e de vida por meio do encorajamento e empoderamento – não da punição.

 

A arte de dar limites (Editora: Paralela)– Grande parte da nova geração de crianças e adolescentes tem dificuldade em aceitar que existem limites pessoais e coletivos. Como mostram os casos reais discutidos neste livro, um permanente desafio dos pais é dar limites e preparar os filhos para a vida. Valendo-se de exemplos e de pesquisas internacionais, o psicólogo Luiz Hanns aponta as razões dessa dificuldade e propõe um modo inovador de educar: a educação pensada. Diferente da tradicional educação corretiva, a educação pensada – apresentada neste livro através de histórias reais e de exercícios para pais e filhos praticarem em casa – introduz um sistema maior de limites e estímulos que permite obter mudanças profundas de atitude. Antecipa e, quando necessário, corrige problemas, ensinando crianças e adolescentes a lidarem com a vida. Um modo de educar transformador não só para os filhos, mas também para os pais.

 

Eu ouviria meus pais se pelo menos eles calassem a boca (Editora: Rocco) – O desafio de lidar com uma geração bem articulada e que não tem medo dos pais é esmiuçado por Anthony E. Wolf em “Eu ouviria meus pais se pelo menos eles calassem a boca”. O renomado psicólogo infantil mostra como muitos pais fornecem uma educação moderna, mas esperam de seus adolescentes um comportamento típico do século passado. Além das transformações na criação e no comportamento adolescente, o mundo no qual os jovens de hoje vivem mudou. O acesso irrestrito à informação e o espaço democrático da internet rompem com o conceito de hierarquia. Com o mesmo humor do título, Wolf fornece conselhos práticos para lidar com adolescentes no século XXI e oferece cenários específicos para ilustrar que respostas vão funcionar e quais estão fadadas ao fracasso. Um livro destinado a tornar a vida com filhos adolescentes uma experiência muito mais agradável.

O que você achou das nossas dicas? 

Postar um comentário

*
*